Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Comemorando o mês do Professor e da Educação irei abordar assuntos pertinentes como: Políticas Educacionais; Planos de Cargos e Salários; Salários; Investimentos; Resultados do IDEB; Segurança; Saúde dos Docentes; Formação Continuada; Concursos; Contratos e o mais importante; os Discentes, sem eles não existiria a necessidade de Docentes.

 Com o término do primeiro turno, com a proximidade do dia dos professores, irei postar uma série de textos, vídeos, comentários, pensamentos que nos remete a uma reflexão sobre a educação (ou falta da educação) em nosso país, estado e município e sobre a dor e a delícia de ser um docente na atual conjuntura política e social.

 Para começar utilizarei um texto escrito pelo meu primo num blog com muita propriedade e sabedoria, e ao contrário do que possam imaginar, ele não é um docente.


EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO: VERDADE?


 Caminhando pela cidade, ainda é possível encontrar vários outdoors celebrando os últimos resultados dos índices de educação divulgados em julho. Muita propaganda foi feita comemorando a evolução de Itaguaí na educação, enfatizando o fato de que as metas propostas foram atingidas. Mas o que mais me marcou foi a seguinte frase: Itaguaí agora possui educação de excelência.

 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que começou a ser divulgado em 2005, o ideb, é uma avaliação realizada a cada dois anos. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A proposta era desenvolver um sistema único de avaliação do sistema de ensino que permita uma comparação entre cidades, regiões e países. Como sabemos que a educação é um item crítico para sustentar o desenvolvimento de uma nação, é necessário criar instrumentos que permitam comparar o Brasil com os Estados Unidos ou os países europeus, por exemplo. Além disso, através do ideb, seria possível comparar cidades e analisar a situação educacional das diversas regiões do país. A proposta é muito interessante, pois permite uma análise mais fácil e profunda sobre as políticas públicas e a competência dos gestores públicos em utilizar os recursos para investimento em educação.

 O projeto utiliza conceitos bastante comuns no meio empresarial. Através do conceito do famoso ciclo PDCA que define o processo de gestão em quatro passos - Planejar (Plan), executar (Do), avaliar (Check) e corrigir (Act) – foram definidas metas para todas as escolas e cidades. O parâmetro utilizado foi de que até 2022, o país alcançasse os resultados apresentados pelos países desenvolvidos: média 6. Aqui cabe uma reflexão: a meta é estabelecida considerando a sua nota antiga (o que chamamos de baseline), o objetivo desejado e o prazo, ou seja, se Itaguaí obteve resultados ruins nas últimas avaliações, a meta para os próximos testes seria menor.

 Para reduzir este efeito, seria importante que os governos utilizassem o processo de benchmarking, que é um processo estruturado em que se identifica qual organização é a referência em determinando setor. No nosso caso, seria necessário verificar quais são as cidades com melhores resultados no IDEB, analisar quais são suas melhores práticas, qual a sua política e preparar um plano para a implementação destas ações. Por exemplo: Itaguaí está em 63o lugar no estado na 4o/5o série e está em 22o lugar na 8o / 9o série . É importante sabermos que municípios como Miracema, Aperibe e Paracambi estão melhores que Itaguaí. Estamos empatados com Carapebus e Lages de Muriaé. Observe que estes municípios possuem orçamentos muito menores que Itaguaí e apresentaram resultados melhores. Outro ponto importante é que estamos comparando Itaguaí apenas com os municípios do Rio de Janeiro que infelizmente ficou em penúltimo lugar no país.

 Excelência. Itaguaí agora possui educação de excelência. Esta afirmação utilizada durante a campanha eleitoral exige uma reflexão. Excelência é mais que uma palavra bonita. Não podemos permitir que a mediocridade se aproprie de um termo tão nobre. Por perseguir a excelência, muitas pessoas trouxeram grandes benefícios para a humanidade. Como seres humanos, precisamos buscar a excelência em tudo o que fazemos. Precisamos ser excelentes profissionais, excelentes amigos, excelentes pais e excelentes filhos. O compromisso em buscar a excelência precisa ser uma meta de cada cidadão porque isso trará benefícios para todos, independente da sua área de atuação. Se planejarmos, executarmos, avaliarmos e corrigirmos, iremos entrar em um ciclo de melhoria contínua. Se buscarmos quem são as pessoas que apresentam os melhores resultados e entendermos como conseguiram atingir a excelência, iremos avançar e construir dias melhores. Precisamos buscar isso individualmente e coletivamente.

 Andando pela nossa cidade e vendo nossas crianças, fica evidente que Itaguaí não possui excelência em educação. Os números dizem isso. Há muito trabalho a ser feito. Por que então espalhar placas com estas mentiras pela cidade? Existe apenas o interesse em ganhar eleições? Por que alguém que não trouxe conquistas significativas como secretária de educação mereceria nosso voto? Na verdade, o que precisamos é de pessoas competentes comprometidas com a excelência e que não buscam seu projeto pessoal de perpetuação no poder, mas sim o desenvolvimento social. Por isso, mentir e falhar na educação representa um erro fundamental.

por Frank Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.